terça-feira, 5 de abril de 2011

Pescaria Inesquecível!

Autoria desconhecida

Metáfora da Semana

Ele tinha onze anos e, a cada oportunidade que surgia, ia pescar no cais junto ao chalé da família, numa ilha no meio de um lago de New Hampshire.

A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas ele e o pai saíram no fim da tarde para pegar peixes-lua e percas, cuja pesca era liberada. O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. Logo as ondulações se tornaram prateadas por causa do efeito da Lua nascendo sobre o lago.

Quando o caniço vergou, soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração enquanto o garoto habilmente arrastava o peixe ao longo do cais.
Finalmente, com muito cuidado, ele levantou o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, mas era um dos peixes cuja pesca só era permitida na temporada.

O garoto e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as guelras para trás e para a frente sob a luz da lua. O pai acendeu um fósforo e olhou o relógio. Eram dez da noite – faltavam duas horas para a abertura da temporada. O pai olhou para o peixe, depois para o menino.

- Você tem de devolvê-lo, filho – ele disse.
- Mas, papai! – reclamou o menino.
- Vai aparecer outro peixe – disse o pai.
- Não tão grande como este – choramingou o filho. 

O menino olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou barcos visíveis ao luar. Olhou novamente para o pai.

Mesmo sem ninguém por perto, o garoto sabia, pela clareza da voz do pai, que a decisão não era negociável. Devagar tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura.

A criatura movimentou rapidamente seu corpo poderoso e desapareceu. O menino desconfiou que jamais veria um peixe tão grande como aquele.

Isso aconteceu há trinta e quatro anos. Hoje, aquele garoto é um arquiteto de sucesso em Nova York. O chalé de seu pai ainda está lá, na ilha do meio do lago, e ele leva seus filhos e filhas para pescar no mesmo cais.

E ele estava certo. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite, há tanto tempo. Mas ele sempre vê o mesmo peixe – repetidamente – todas as vezes que se depara com uma questão de ética.

Porque, como seu pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de certo e errado. Apenas a prática da ética é que é difícil. Agimos corretamente quando alguém está olhando? Nós nos recusamos a passar por cima de regras para conseguir entregar o projeto a tempo? Ou nos recusamos a negociar ações com base em informações que sabemos que não devíamos ter?

Faríamos isso se nos tivessem ensinado a devolver o peixe para a água quando éramos jovens. Porque teríamos aprendido a verdade.

A decisão de fazer a coisa certa está vívida em nossas lembranças. É uma história que contaremos com orgulho a filhos e netos.

Não é uma história sobre como tivemos a oportunidade de derrotar o sistema e aproveitamos, mas sobre como fizemos a coisa certa e ficamos fortalecidos para sempre.
James P. Lenfestey
Histórias para Aquecer o Coração dos Pais
Editora Sextante

8 comentários:

  1. Gilmar, este texto deveria ser lido todos os dias para nunca mais esquecermos de devolver o peixe. Deixo o meu afeto.

    ResponderExcluir
  2. oi. muit bom o texto. gostei muito. etica = honestidade. apareça por la. abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gilmar,

    Excelente texto. Gostaria apenas que os pais dos nossos políticos tivessem ensinado seus filhos a devolver o peixe.
    Porque falta ética naqueles que foram eleitos para nos representar, que foram escolhidos para decidir os rumos das cidades, estados e nação. Isso eu lamento. Quando vejo escândalo atrás de escândalo protagonizado por essa gente sem ética, fico imaginando como tudo poderia ser diferente... Se os pais tivessem ensinado a devolver o peixe.
    Parabéns pelo texto!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  4. Gilmar,que beleza de história!Realmente esse menino tem um grande pai,pois aprendeu algo para toda vida!Adorei te visitar!Uma leitura que valeu a pena!Bjs,

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto Gilmar
    Sensível e honesto .
    Será que os pais estão ensinando a devolver o peixe?
    não é muito promissor o que vemos nos mares por onde navegamos...
    Aqueceu meu coração de mãe.
    Obrigada

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá, Gilmar
    Resolvi entrar aqui porque achei interessante a coincidência. Este belíssimo texto foi por mim adotado para o primeiro post de abertura de um dos meus blogs - HISTÓRIAS DE ENCANTAR.
    Isto demosntra bem o quanto gostei do texto, não é verdade?
    Aproveitei estar cá dentro:) para dar uma espiada.
    Gostei! Tanto que hei-de voltar, com mais tempo.
    Vou me fazer sua seguidora. Se quiser fazer o mesmo dar-me-á muito prazer.

    Uma semana feliz. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Gilmar

    Uma história emocionante, uma lição de vida para todos.

    Vivemos hoje na esperança de que os jovens possam ter de seus pais os mesmos ensinamentos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Amigo,
    Ótimo texto. Gostaria, se possível, de receber textos semelhantes em meu email, para trabalhar com os meus alunos no "Reforço Escolar". Sou professora aposentada, e continuo dando aulas de "Reforço." Muito grata, Nilma nilmasolange@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Fique à vontade!
Os comentários têm a função precípua de precipitar a maturação da reflexão, do texto “apossado”. É um ponto de partida, sem o ponto de chegada. É o exercício da empatia no rompimento do isolacionismo, posto que, tudo está conectado. É a sua fala complementando a minha. Por isso mesmo fique à vontade para o diálogo: comentar, concordar, discordar, acordar...