sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Árvore de Amigos




Gosto da tecitura da amizade permitida na blogagem! E penso que, alimentá-la, é fundamental. Por isso valorizo, sobremaneira, as visitas e comentários. Procuro fazer do meu "passeio", por cada blog, um saboroso aprender e apreender o outro! Cultivar o verdadeiro interesse pela fala, pelo pensamento, pelas ideias anunciadas. Buscar identidade, revisar pressupostos, concordar, discordar, apoiar e, claro, aplaudir. Não consigo imaginar um blog com ausência de reciprocidade. Não a mera e vazia reciprocidade. Não o ato corriqueiro da retribuição da visita. Não! Penso reciprocidade enquanto sinonimia de cumplicidade.

Então, meus diletos amigos, já podem imaginar o quanto me dói o meu tempo de ausência. Desde meados de outubro, por dificuldades as mais diversas, não tenho cumprido o meu ritual de visitas e, ainda assim, os amigos permanecem na cumplicidade, sempre generosos, presentes... E essa presença tem um significado de  tamanho indescritível! 

Então hoje quero lhes dizer obrigado, de um jeito simples, mas de intensa verdade! A árvore é composta por todos aqueles que, no período mencionado, largaram no Caminhar & Ruminar as pegadas da pertença e da cumplicidade, da presença desmedida e do carinho generoso.

Alguns apenas passearam, deixaram um rastro de perfume... Depois vou alcançá-los. Outros chegaram, ocuparam lugar e já caminham ao lado. A estes preciso retribuir os passos. A estes quero envolver no abraço! Por isso no topo da árvore (que não seguiu quaisquer regras no arranjo, exceto este), figura o meu amigo oculto, ou melhor, o meu revelado amigo Santa Cruz, um grande presente de caminhada, propiciado pela Ester.

Outros já caminhavam ao lado há algum tempo,  permaneceram cúmplices e nada exigiram de volta. Vieram... Vieram novamente... Outra vez... Outras tantas vezes...  Em cada passo, em cada pegada largada, permanecia indelével o carinho ofertado, servido na verdade, no que chamo de pertença. A estes quero embalar no coração! Cada uma das pegadas ficará guardada na pulsação que me faz persistir nos passos... Cada face já é parte da minha essência humana ruminante. Cada um já faz morada em minha alma. Cada um  já é pedaço vivo deste homem!

 Obrigado, de coração, pela presença emprestada. Obrigado, de coração, pela cumplicidade e pertença! Obrigado mesmo!

Que o Menino-Deus cubra de bençãos suas famílias, e conceda-lhes paz, harmonia e plena saúde! Que sua luz irradie largos sorrisos e constante sucesso. Felicidades, hoje e sempre!

Fraterno abraço e um grande beijo no coração!


Um feliz e abençoado Natal!

14 comentários:

  1. Gilmar, me sinto privilegiada em estar nessa tão linda árvore de Natal.
    Nosso contato não foi tão freqüente, mas quando ele aconteceu, foi sincero.
    Desejo, de todo o meu coração, que o Menino Jesus renasça a cada amanhecer dentro de ti, e que o espírito, o verdadeiro sentido do Natal, seja real na tua vida e na de toda tua família.
    Feliz Natal meu amigo.
    Que as bençãos sejam constantes em tua vida.
    Boas Festas!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Gilmar:
    Que linda idéia fazer a Árvore dos Amigos. Ficou muito linda!! Também lhe desejo um abençoado Natal e um Ano Novo com muita saúde e paz! Que o Menino Deus abençõe voce e toda a sua família. Beijos no coração :)

    ResponderExcluir
  3. Querido Gilmar...que palavras mais lindas, mais singelas... me sinto honrada em ter um amigo como voce... uma pessoa maravilhosa, inteligente, respeitoso, amigo de verdade... enfim inúmeras são suas qualidades, que eu poderia estar escrevendo...e escrevendo...

    Adorável sua carinhosa homenagem a todos nós seus amigos... e sigamos querido, cultivando esta amizade pelos anos que virão, somando aprendizagens, vivências, fé, alegrias e tudo o que bons amigos possam somar.

    Fique na paz, viva em seu coração um abençoado Natal juntamente com seus familiares e amigos... que seja de divinas bençãos, harmonia, alegrias e amor.

    Feliz Natal amigo!
    Um abraço
    Valéria

    ResponderExcluir
  4. Linda tua árvore e fico muito feliz em fazer parte dela...Adorei! FELIZ NATAL! abraços,chica

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiii Gilmar,
    Também sou como tu, sinto necessidade da reciprocidade, das trocas significativas que acontecem entre nós, os blogueiros. Mas nem sempre podemos marcar presença no blog, às vezes outros compromissos nos impedem. É assim mesmo, cést la vie!!!

    Amei a árvore dos amigos, que bom que estou aqui também.
    Beijos e boas festas!!!! Muito boas!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá meu amigo Gilmar!

    Fui tomada de surpresa alegria ao deparar-me com esta bela árvore! Grande parte dessas pessoas fazem parte da minha árvore pessoal também,
    Faço minhas suas palavras, blog sem interação e reciprocidade não tem muito sentido..
    Não tenho vindo muito ao seu blog como antes, o número de pessoas que tenho de visitar triplicaram,
    mas o carinho e amizade do lado de cá permanecem intactos!

    Que 2011 seja um ano mais suave para vc, meu caro! Que vc alcance seus objetivos e sonhos,
    Deus lhe abençoe!!

    com carinho, Ester!

    ResponderExcluir
  7. Gilmar,

    Eu me achei na sua árvore..rs..\00/

    Feliz Ano novo!

    Que esse novo ano te traga toda felicidade desejada, toda sorte do bem. Que você consiga realizar todos os seus projetos.

    Felicidades, saúde e muita paz.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Linda a sua árvore e iniciativa.
    Palavras singelas e escritas com sentimento de um verdadeiro amigo.
    Uma semana de muita paz para você!

    ResponderExcluir
  9. Meu querido

    Quanta honra fazer parte da tua árvore da amizade...fiquei emocionada pelo carinho.
    Obrigada por fazer parte desta família.
    Deixo o meu beijinho carinhoso e desejo um 2011 cheio de amor e muita paz.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo, só agora chego até aqui e me deparo com essa linda árvore. Repleta de amigos que com certeza nutrem por você muito carinho.
    Um beijo e que 2011 seja um ano repleto de saúde, paz e alegrias.

    ResponderExcluir
  11. Gilmar,
    Apesar do meu silêncio, imposto por escolhas que tive de fazer, não esqueci os amigos virtuais com quem tanto aprendo.
    Obrigado pelo carinho, pelas visitas…pela amizade.
    Neste momento quero também desejar-lhe um 2011 com muita paz, amor e alegria em seu coração.
    Até breve.
    Um abraço com carinho, amizade e muita luz

    canduxa

    ResponderExcluir
  12. Olá Gilmar, inicialmente peço desculpas por não ter vindo agradecer o privilégio de fazer parte da sua bela e diferente árvore de Natal. Muito obrigada pelo carinho. Muitas vezes, a falta de tempo nos faz ser indelicada com as pessoas. Passei um ano complicado. Passei por aqui para desejar a você e à sua família um 2011 recheado de bons sentimentos . Obrigada pela interação amiga, respeitosa e enriquecedora que estabelecemos nessa blogosfera. Espero e torço para que no próximo ano seja mais constante. Um abraço e um beijo fraternais.

    ResponderExcluir
  13. OI, Gilmar
    Passo,com calma,pra desejar-lhe um Novo Ano cheio de paz e prosperidade em todos os sentidos...
    Cheguei hoje de viagem...
    Curta mesmo as férias... as minhas foram deliciosas...
    Obrigado por incluir-m eem sua árvore... Muito me alegra
    Abraços com gostinho de início de ano

    ResponderExcluir
  14. Adorei esta idéia da árvore dos amigos, Gilmar. Um modo carinhoso de colocar todas as pessoas que nos são importantes bem pertinho da gente.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Fique à vontade!
Os comentários têm a função precípua de precipitar a maturação da reflexão, do texto “apossado”. É um ponto de partida, sem o ponto de chegada. É o exercício da empatia no rompimento do isolacionismo, posto que, tudo está conectado. É a sua fala complementando a minha. Por isso mesmo fique à vontade para o diálogo: comentar, concordar, discordar, acordar...