sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ser Professor



Datas Especiais
SER PROFESSOR
Prof. André Moniz 

"Ser professor é arriscar-se ao desafio do não saber, enquanto passeia pelo aprendido que reelabora ao ensinar.

É esbarrar nos limites da própria ignorância e transmitir segurança aos novos companheiros no caminho do desconhecido.

É apaixonar-se pelo desvendar, pela desilusão e iluminar os buracos na estrada pelos registros do passado e vislumbres do futuro.

É esclarecer e, ao mesmo tempo, cultivar a dúvida.

É permitir o sonho das hipóteses em sua ambivalência criativa.

É sorrir, é maravilhar-se com o crescimento do outro que expressa a espontaneidade autêntica do despertar para novos horizontes.

É facultar a ousadia ao mediar o conhecer.

É dom, é vocação, é talento. 

É experiência, opção e prática.

É ser caminho para as opções que se transformam e multiplicam a cada novo passo."
  • O Prof. André Moniz é Mestre em Psicologia, Doutor em Psicologia pela UnB, professor das faculdades UNIP e IESGO, em Brasília-DF. É exemplo de competência, comprometimento e lealdade. Tenho muito orgulho e muita honra  pela oportunidade que tive de partilhar, com ele, a gestão da Faculdade Cenecista de Brasília, no período de 2003 a 2007. E mais ainda! É a minha mais inteira referência de humanização das relações! Aprendi muito!



 Meu carinhoso abraço a tantos e tantos mestres que se entregam, instante após instante, à arte de ensinar-aprender e aprender-ensinar!

15 comentários:

  1. Oi Gilmar,
    Obrigado pela visita lá no blog.
    Adorei eu espaço. Excelente!

    Belo texto para o s mestres!

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Meu parabéns à todos os Professores...eles que são tão importantes e tão marcantes em nossas vidas...
    Ser Professor é entrega, é dom, ensinar é também doação de Amor...meu respeito, admiração e carinho à todos voces...
    Ótimo final de semana amigo...beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu dia.
    Um profissional que apesar da reconhecida importância não tem sua valorização na medida merecida.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que bonito.

    É uma profissão muito digna, invejada e respeitada pelos apreciadores do conhecimento.

    Michelle

    ResponderExcluir
  5. Oi Gilmar,

    Bela e merecida homenagem...

    Beijos,

    ResponderExcluir
  6. Ser professor principalmente nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. Mas eu acredito que o amor ao dom que Deus nos deu, nos faz não desistir e criar sempre metas novas para a obtenção do sucesso daqueles que são a massa em nossas mãos prontos para serem modelados e amados.

    Um abraço carinhoso e obrigada por sua presença e palavras em meu blog.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a todos os mestres, em particular a voce Gilmar.
    Que nada impeça de acreditar que vale a pena !
    um forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado pela reverência meu amigo. Eu é que aprendi e continuo aprendendo sempre contigo.
    Guardo excelentes lembranças daquela época e continuo alimentando os mesmos princípios destacados no texto.
    E vc, está lecionando?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Tarefa para poucos e iluminados a de ensinar. Despertar no outro o interesse, a curiosidade, o fascínio... Algo me diz que você o faz com maestria, meu amigo, por isso quero lhe desejar: FELIZ DIA DO MESTRE! Com carinho, Deia

    ResponderExcluir
  10. Gilmar, eu tenho uma gratidão imensa aos professores, especialmente a Chiquinha que na minha tenra idade me deu a primeira instrução. Parabéns amigo, e um fraterno abraço.

    ResponderExcluir
  11. Gilmar, lindas palavras e homenagem,
    Trabalho árduo o de ensinar, mas quando feito com afinco e amor sempre gerará bons frutos.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá, Gilmar
    Lindo seu comentário e parabenizo-o pelo seu dia também!!!
    Passo para agradecer a sua visita ao meu Blog, ofertar-lhe um selinho feito exclusivamente para meus seguidores pelas 30.000 visitas e dizer-lhe meu muito obrigada pelo carinho e amizade.
    Nosso trabalho honesto como blogueiro(a) engrandece o nome do nosso Criador.
    Tenha excelente fim de semana!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi meu amigo Gilmar, o nosso dia se foi e eu nada postei em meu blog.
    Mas me sinto agora presenteada por você com essa linda postagem.
    Receba o meu carinho.
    Que tenha tido um Feliz Dia do Professor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS!!!!
    És um mestre sem data marcada, sem dia especial.
    És um mestre nessa estrada que nos ensina a cada minuto sem um basta, sem um cansaço.
    És um mestre que o dom está noseu sangue.
    És um mestre da vida que caminhas de mãos dadas com seus discípulos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amigo és uma pessoa super legal.
    Adorei a tua visita e o presente.
    Ainda não sei mexer no blog portanto posso dar mancadas mas vou tentando.
    Beijinhos e lindo dia pra ti e que o sucesso esteja sempre contigo.
    Rosinhazul

    ResponderExcluir

Fique à vontade!
Os comentários têm a função precípua de precipitar a maturação da reflexão, do texto “apossado”. É um ponto de partida, sem o ponto de chegada. É o exercício da empatia no rompimento do isolacionismo, posto que, tudo está conectado. É a sua fala complementando a minha. Por isso mesmo fique à vontade para o diálogo: comentar, concordar, discordar, acordar...