sábado, 13 de novembro de 2010

Reciclar é preciso...

Imagens que falam (IV)


Não é tarefa fácil revisar conceitos ou pressupostos já inculcados! Não é tarefa fácil abdicar de constructos já internalizados como verdades! Não é tarefa fácil rever posturas, atitudes e, principalmente, valores!

Ainda assim, é preciso ousar a reflexão que conduza à prática revisionista. É preciso ousar a descoberta da própria consciência de inacabamento, caso contrário, nenhum refazimento de si será alvo de novos passos. E não "reciclar-se" é adormecer na mesmice, com equivocado sabor de novidade.

O problema crucial é saber o momento, aliás, é saber em que proporções e onde mudar. Saber-se incompleto, pronto ao refazimento, é mergulhar nas entranhas tão difíceis de enxergar; é meter o dedo em cicatrizes ainda expostas, embora camufladas; é volver o olhar para os passos mais obscuros e, quem sabe, até mais indesejáveis que ainda perambulam soltos na confortável inconsciência do ser; é, eu acredito, o grande desafio de descobrir-se menor do que dá conta de enxergar e mais frágil que a força que imaginava possuir.

Deparar-se com o contraste mais cruel de si mesmo e escolher atirar ao lixo pedaços ainda respirando posicionamentos, não é tarefa simples ou banal. Ao contrário, é o enfrentamento que dilacera, mas faz amadurecer e vislumbrar outros propósitos.

Jogar fora o lixo que impregna as falas maltrapilhas, que entorpece as crenças e turva as  visões de mundo e de ser humano, é desafio heróico na reconstrução humanizadora de qualquer novo homem ou nova mulher! Não é nada fácil abrir mão das "coisas"! E tudo "coisificado" que já ocupava lugares vitais...

Então, ainda que seja árdua a decisão de esvaziar-se, como eu já pontuei, o mais difícil é enxergar o que precisa ser esvaziado. O mais difícil é saber-se em processo de inacabamento e refazimento, consciente, na exata medida, de quais gargalos e atrofiamentos reclamam reciclagem!

E estes são os convites da imagem desta semana: esvaziar-se e refazer-se!

Refazer conceitos, posturas, atitudes, propósitos... Refazer-se emocionalmente! Refazer-se espiritualmente! E alguns reencontros, em Deus, são esplêndidos! Precisam ser precipitados, ou seja, precisam ser iniciados. Tudo o mais será acrescentado no tempo certo!

Um ótimo final de semana a todos!





Imagem: desconheço os direitos autorais. 
Ela foi scaneada de um quadro encontrado "num armário de escola", sem maiores informações.
Se alguém souber a origem, por favor, me comunique! 
Gostaria muito de dar créditos ao autor ou autora, pela relevância e significado da obra.

10 comentários:

  1. Bom dia, Gilmar.

    As mudanças são sempre positivas e bem vindas, mas há muitos que se mantém firmes em suas opiniões, afirmando que mudar é coisa de que não tem personalidade.
    Muito pelo contrário: muda de opinião aquele que reconhece que tudo e todos estão em constante evolução e que assim é conosco também.
    Muito bom o seu post!

    Beijo grande e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. É muito bem lembrado, se o nosso corpo se refaz inteiro a cada período, se entramos diferente cada vez que nos banhamos em um rio, a tarefa que resta é fazer das suas palavras uma realidade interior, que nos modifica também em pensamentos e atitudes. Essas são as palavras melhores e maiores. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Gilmar,

    Lindo seu blog. Texto muito bacana sobre se reciclar. Acho que deveria ser uma constante no ser humano isso. Um processo diário, até; uma coisa saudável, que garante a sanidade mental, se a gente for ver.
    E envolve também conhecer coisas novas, novos rumos, novos caminhos e descobertas.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  4. É sempre bom reciclar, ver novos conceitos. O estar em constante evolução e aprimoramento é uma necessidade vital.

    Beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. Gilmar,

    Bom feriado!

    Deus seja contigo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá, seu blog é muito bom! Adorei!

    Putz! Fui a seguidora nº 100.

    bjkas e bom feriado!

    ResponderExcluir
  7. Amei esses seus escritos, certamente os encontros com Deus são esplêndidos! E os encontros que ele nos proporciona com pessoas como vc também, bela mensagem amigo. Aliás, estou precisando de tempo para refazer minhas energias, porque final de semestre é lutar para sobreviver até dezembro. Beijo meu!

    ResponderExcluir
  8. Aliás, saudade de vc no meu (nosso) cantinho, o meu blog fica mais iluminado quando vc passa por lá e deixa suas sempre sábias e belas palavras...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Gilmar!!

    Excelente texto abordado, onde refletir sobre certos valores, onde muita das vezes achamos essenciais, mas que na verdade, fúteis, sem sentido, se olharmos 360 graus ao nosso redor...
    Mas andei meio fora do ar por quase um mês, colocando alguns parafusos no lugar!!!
    Não sei se papai e mamãe, no auge do amor incontido, esqueceram de me fazer com todos os parafusos no lugar, ou se nasci sem eles...kkk
    Mas quanto a matéria que você cobrou, quanto o colega Amilcar, sobre o Ilustríssimo mais votado Deputado Federal "Tiririca"...
    Bem!!
    Acho que coloquei a questão dentro dos parâmetos básicos da atual conjuntura do País..rsrsr
    Espero que seja do seu agrado!
    Um ótimo feriado pra ti e, um começo de semana melhor ainda.

    Abraços

    Marcio RJ

    ResponderExcluir
  10. Olá meu caro amigo Gilmar, um belo texto para grandes reflexões, para abalar as estruturas interiores e refazer o que, possivelmente, deve ser refeito.Parabéns pelas reflexões, paz e harmonia em sua vida.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir

Fique à vontade!
Os comentários têm a função precípua de precipitar a maturação da reflexão, do texto “apossado”. É um ponto de partida, sem o ponto de chegada. É o exercício da empatia no rompimento do isolacionismo, posto que, tudo está conectado. É a sua fala complementando a minha. Por isso mesmo fique à vontade para o diálogo: comentar, concordar, discordar, acordar...