segunda-feira, 8 de junho de 2015

Voando em "V"

Outros Autores
Você sabia que os gansos voam em formação “V” ? E sabe por quê ? Veja só o que alguns cientistas descobriram:

FATO: A medida em que cada ave    bate suas asas, ela cria um vácuo que serve de sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V”, o grupo consegue voar com pelo menos 71% a mais de aproveitamento, do que se cada ave voasse isoladamente.
VERDADE:  Pessoas que compartilham um objetivo comum, com sentido de TIME, chegam ao seu destino mais depressa e mais facilmente do que se o fizessem sozinhas, porque elas se apoiam na confiança e na solidariedade uma das outras.

FATO:  Sempre que um dos gansos  sai fora da formação ele repentinamente sente a resistência do ar e o atrito , e, ao tentar voar só, ele rapidamente retorna à formação, para tirar vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente à sua frente.
VERDADE: Existem mais força, segurança e coesão em grupo, quando pessoas que vão na mesma direção compartilham o mesmo objetivo, do que quando atuam isoladamente.

FATO: Quando o ganso líder se cansa, ele se muda para trás da formação, enquanto que a ave imediatamente atrás assume a liderança num perfeito revezamento.
VERDADE: O revezamento é extremamente vantajoso quando se tem um trabalho árduo, e mesmo os líderes devem revezar.

FATO: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente  a manterem o ritmo e a velocidade.
VERDADE: Cada um dos que trabalham em TIME necessita ser reforçado com apoio ativo e encorajamento para que o ritmo do trabalho não seja quebrado, atingindo-se o objetivo comum mais rapidamente , onde todos saem ganhando.

FATO: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger. Eles o acompanham até a solução do problema, e então reiniciam a jornada, ou se juntam a outra formação, até que encontrem seu grupo original.
VERDADE: Precisamos ser solidários. Não só nas palavras, mas principalmente nos atos. Assim vamos procurar nos lembrar mais  frequentemente de dar um grasnando de encorajamento e nos apoiar uns aos outros com amizade!

Boa reflexão: como estamos voando!?


FONTE: Obras & Fatos: Belo   Horizonte.Sinduscon--MG, II (53):Abril,1994, p.7        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade!
Os comentários têm a função precípua de precipitar a maturação da reflexão, do texto “apossado”. É um ponto de partida, sem o ponto de chegada. É o exercício da empatia no rompimento do isolacionismo, posto que, tudo está conectado. É a sua fala complementando a minha. Por isso mesmo fique à vontade para o diálogo: comentar, concordar, discordar, acordar...