quinta-feira, 18 de junho de 2015

Afiando o Machado

Metáfora
Afiando



No Alasca, um esporte tradicional é cortar árvores. Há lenhadores famosos, com domínio, habilidade e energia no uso do machado. Querendo tornar-se também um grande lenhador, um jovem escutou falar do melhor de todos os lenhadores do país. Resolveu procurá-lo. 


Quero ser seu discípulo. Quero aprender a cortar árvore como o senhor. 


O jovem empenhou-se no aprendizado das lições do mestre, e depois de algum tempo achou-se melhor que ele. Mais forte, mais ágil, mais jovem, venceria facilmente o velho lenhador. Desafiou o mestre para uma competição de oito horas, para ver qual dos dois cortaria mais árvores. 


O desafio foi aceito, e o jovem lenhador começou a cortar árvores com entusiasmo e vigor. Entre uma árvore e outra, olhava para o mestre, mas na maior parte das vezes o via sentado. O jovem voltava às suas árvores, certo da vitória, sentindo piedade pelo velho mestre. 


Quando terminou o dia, para grande surpresa do jovem, o velho mestre havia cortado muito mais árvores do que o seu desafiante. 


Mas como é que pode? – surpreendeu-se. Quase todas as vezes em que olhei, você estava descansando! 


Não, meu filho, eu não estava descansando. Estava afiando o machado. Foi por isso que você perdeu. 


Aprendizado é um processo que não tem fim. Sempre temos algo a aprender. O tempo utilizado para afiar o machado é recompensado valiosamente. O reforço no aprendizado, que dura a vida toda, é como afiar sempre o machado. Continue afiando o seu.

Um comentário:

  1. Olá, Gilmar
    Uma linda parábola com profunda mensagem!!!
    Gostaria de compartilhá-la no Cantinho Espiritual do Leitor, se vc permitir...
    http://www.idade-espiritual.com.br/2015/06/cantinho-espiritual-do-leitor-dorli.html
    Abraços fraternais

    ResponderExcluir

Fique à vontade!
Os comentários têm a função precípua de precipitar a maturação da reflexão, do texto “apossado”. É um ponto de partida, sem o ponto de chegada. É o exercício da empatia no rompimento do isolacionismo, posto que, tudo está conectado. É a sua fala complementando a minha. Por isso mesmo fique à vontade para o diálogo: comentar, concordar, discordar, acordar...