segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sábias palavras





Certa vez um sultão sonhou que havia perdido  os dentes. Ele acordou assustado e mandou chamar um sábio para que interpretasse o sonho.



— Que desgraça, senhor! —Exclamou o sábio. — Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade!

— Mas que insolente! —Gritou o sultão. — Como se atreve a dizer tal coisa?!



Então, ele chamou os guardas e mandou que lhe dessem cem chicotadas. Mandou também que chamassem outro sábio para interpretar o mesmo sonho. E o outro sábio chegou e disse:



— Senhor, uma grande felicidade vos está reservada!! O sonho indica que ireis viver mais que todos os vossos parentes!



A fisionomia do sultão se iluminou e ele mandou dar cem moedas de ouro ao sábio.



Quando este saía do palácio um cortesão perguntou ao sábio:



— Como é possível? A interpretação que você fez foi a mesma do seu colega. No entanto ele levou chicotadas e você, moedas de ouro!



— Lembre-se sempre, amigo, tudo depende da maneira de dizer as coisas... E esse é um dos grandes desafios da humanidade. É daí que vem a felicidade ou a desgraça; a paz ou a guerra. A verdade sempre deve ser dita, não resta a menor dúvida, mas a forma como ela é dita é que faz a diferença. A verdade deve ser comparada à uma pedra preciosa. Se a lançarmos no rosto de alguém,  pode ferir, provocando revolta. Mas se a envolvemos numa delicada embalagem e a oferecermos com ternura, certamente será aceita com mais felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade!
Os comentários têm a função precípua de precipitar a maturação da reflexão, do texto “apossado”. É um ponto de partida, sem o ponto de chegada. É o exercício da empatia no rompimento do isolacionismo, posto que, tudo está conectado. É a sua fala complementando a minha. Por isso mesmo fique à vontade para o diálogo: comentar, concordar, discordar, acordar...